#GameDica 03: DISTRAINT, quanto vale sua humanidade?

Olá gamers!

Hoje trago pra vocês um game que foi recomendado pelo amigo Luan Oliveira lá no Facebook, lembrando que a versão a ser analisada, é a de dispositivos mobile (mais especificamente, Android), sem mais, fiquem com mais uma analise:

"Pequenos favores, grandes negócios"

DISTRAINT: Pocket Pixel Horror é um game de aventura em 2D do gênero horror psicológico, lançado originalmente na Steam no ano de 2015 e relançado para dispositivos moveis nos anos seguintes. Aqui, você controla um homem ambicioso chamado Price que, para conseguir um contrato com uma empresa de sucesso, se vê obrigado a confiscar a propriedade de uma mulher idosa, e é neste momento que ele começa a questionar a própria humanidade. Há que ponto somos capazes de chegar para alcançar o sucesso profissional? É correto acabar com a vida de outras pessoas para tal?

  DISTRAINT: Pocket Pixel Horror: captura de tela
Uma historia original que narra um problema bastante conhecido: ambição

Quanto ao gameplay, só tenho razões para elogiar, DISTRAINT é todo em 2D, algo que contribui para que os controles sigam uma formula simples, temos apenas quatro botoes; dois de movimentação, um de interação com o cenário e outro que usamos para abrir o inventário. Tais controles casam muito bem com a proposta do jogo, já que ele segue a formula tradicional dos puzzles, onde temos que explorar todo o cenário em busca de itens que sejam uteis para resolvermos os quebra cabeças. Apesar de inicialmente os desafios serem bem fáceis, fique atento a cada fala dos personagens, pois eles te dão algumas dicas que podem te ajudar quando você não sabe o que fazer, e acredite, no decorrer do jogo você vai precisar de uma ajudinha, a dificuldade aumenta bastante, encontramos minigames e puzzles complexos, mas nada que seja maçante de jogar.

  DISTRAINT: Pocket Pixel Horror: captura de tela
Interface muito bem feita

Tecnicamente falando, DISTRAINT é ótimo, mas tem certos defeitos. Seus gráficos são pixelizados e feitos à mão, utilizando de cores pouco contrastantes, deixando tudo em um tom mais dark em todos as localidades do jogo, passamos por florestas, hospitais e apartamentos, todos eles muito bem construidos. Algo que o jogo nos recomenda é o uso de fones de ouvido, esse pedido não é feito a toa, a sonoridade do jogo foi tratada com muito cuidado, a musica ambiente nos faz sentir a atmosfera de suspense que o jogo quer nos passar, conseguimos ouvir passos, gritos, objetos do cenário emitindo seus sons característicos etc, mas algo que incomoda um pouco é que certos efeitos sonoros são muito curtos e acabam entrando em um looping claramente perceptível.


  DISTRAINT: Pocket Pixel Horror: captura de tela
Realmente, a sonoridade faz seu trabalho muito bem!

Conclusão

Com um bom clima de terror psicológico, este é um título ótimo pra ser jogado durante a noite, com fones e a luz apagada. Por ser curto, o jogo não cansa tanto e pode ser detonado em poucas horas. Não espere sustos e mais sustos em DISTRAINT, o jogo é feito pra mexer com sua mente de outra forma: te deixando desconfortável, com momentos agoniantes. Conforme você avança na historia, Price se vê cada vez mais confuso, sua mente lhe prega peças, e ele se encontra dividido entre ajudar quem ele mesmo prejudicou e seguir seus planos ambiciosos a qualquer custo. É aborrecedor o fato do personagem ser tratado como marionete pelos empresários que aparentemente querem o seu sucesso.

Apesar de tantas qualidades, alguns pequenos defeitos estão presentes no jogo, como o já mencionado fato de alguns efeitos sonoros rolarem em um loop notável, e como o jogo é grátis em plataformas moveis, ele usa o sistema de ads in game, aqueles já conhecidos vídeos de propaganda, o problema aqui é que somos obrigados a vê-los entre os "capítulos" do jogo, tirando um pouco do fator imersão, mas caso você queira tirar os anúncios e apoiar o desenvolvedor, é possível pagar uma quantia de R$ 5,49 para comprar o game, preço que não é injusto, o jogo em si é muito bem feito e vale a pena apoiar o ÚNICO desenvolvedor que o fez, sim! O jogo foi feito por apenas uma pessoa.

ATUALIZAÇÃO

Entramos em contato com o desenvolvedor do jogo, Jesse Makkonem, e perguntamos se ele tinha planos para portar a continuação (que está em desenvolvimento) DISTRAINT 2, e ele nos disse;

"Eu certamente tentarei! Porém, DISTRAINT 2 é muito mais complexo, então será mais complicado, mas totalmente possível"
Uma ótima noticia para os usuários de smartphones! Mas não todos... foi perguntado também se havia planos para que o jogo chegasse à Microsoft Store, via UWP e ele foi claro em dizer;

"Sem planos para UWP agora"
É pelo jeito os usuários de Windows 10 Mobile ficarão de fora, o amante de Windows 10 que quiser jogar a sequencia, terá que baixar na Steam para jogar no PC.

DISTRANT está disponível gratuitamente apenas no Android e no iOS, na Steam é vendido pelo valor de R$ 2,09. Você confere os links para download logo abaixo. Boa jogatina, pessoal!

 Download na Google Play Download na Steam  Download na App Store

FICHA TÉCNICA

Nome: DISTRAINT Pocket Pixel Horror
Desenvolvedor: Jesse Makkonen
Plataforma: Steam/Android/iOS
Tamanho: 82mb
Versão: 2.1
Categoria: Terror/Aventura

João Weyke

17 anos, entrei pro mundo dos games com meu Dynavision e a partir daí me apaixono cada dia mais. Encontrei no Blog a chance de mostrar a todos o que gosto, e interagir com outros fãs de games.

Postagem Anterior Próxima Postagem