Vale a pena rejogar: Um dos maiores da história!

Salve Gamers

O título de hoje é especial. Nada menos que um dos maiores games já lançados em todos os tempos, que criou conceitos e deixou sua marca na história dos games, sendo até hoje magnífico.

Super Metroid


Lançado em 1994 pela própria Nintendo, Super Metroid é o terceiro jogo da série, e o primeiro para Super Nintendo. Temos aqui ação, aventura e exploração, tudo da melhor qualidade, graças ao grande trabalho criativo dos desenvolvedores e aos inovadores 24 megabits que o cartucho trazia na época. O game se tornou referência a outros bons jogos posteriormente, e até hoje é considerado pela nata gamer como o melhor game de ação 2D já feito. Esqueça a progressão por fases. Temos aqui um planeta (Zebes), um mapa gigante com áreas abertas e subterrâneas, muitos mistérios, power ups e diversão imersiva.

♫Eu sou uma fera de pele macia. Cuidado garoto, eu sou perigosa♪

Na parte gráfica, tudo como tem que ser, no melhor dos estilos 16 Bits. As Cores em Super Metroid são mais chapadas, deixando um tom de seriedade mais evidente. Monstros e bosses são bem construídos, alguns muito maiores que a tela. O game nos faz respirar em áreas abertas, sufocar no interior de Zebes e comemorar a cada evolução na armadura de Samus, a protagonista, já que com itens novos é possível se atingir áreas anteriormente impossíveis. Podemos visualizar na parte superior da tela a energia de Samus e seus tanques reserva, seu armamento, assim como a quantidade de cada um deles, e um mini mapa mais a direita. Os cenários são excelentes, detalhados, sempre trazendo uma atmosfera sombria e com aquele pé atrás pelo desconhecido, ao mesmo tempo que desperta a curiosidade do por vir. É fantástico.

"Só vim trazer seu Herba Life, dona jacaroa fora de forma. Já tô de saída..."

Mas o clima mais sinistro não seria possível apenas nos cenários. Então o título trás outro grande trunfo: A sonoridade com que as coisas se apresentam. A trilha aqui é diferente! Elas não só ditam o ritmo de onde você está como te faz sentir algo a mais no ar. É um belo trabalho, tirando muito do que o Chip de áudio do console podia oferecer. Em muitas partes do game é simplesmente perfeito. Há muitas notas menores nas composições, o que deixa tudo "menos alegre", digamos. Há também bons efeitos pró ambiente, como algumas vozes aqui e ali, além de em determinadas vezes um quase silêncio perturbador, com apenas alguns barulhos "soltos" no ar, como borbulho de lava, computadores desregulados, sirenes... nada amistoso.

"Tony Starck? Conheço não"

Os controles também não ficam pra trás: Rápidos e eficientes, daqueles que conforme você avança, novos comandos surgem, e mesmo com mais opções nunca torna a jogatina complicada. Há muitas habilidades que são desbloqueadas durante o gameplay, e todas necessárias. Há três tipos de armadura para se ter acesso a determinados lugares. E caso se perca ou "empaque" em algum ponto, o que não é incomum, temos o mapa e o X- Scan, uma espécie de raio x das paredes que revela o que não se pode ver. Então, sem corpo mole ou recorrer a detonados, arregace as mangas e explore cada canto de Zebes.

"Vim lhe trazer esse humilde presente ♥"

Tocando no assunto exploração, é possível terminar o game sem se obter tudo o que está disponível. Mas é claro que isso é um atrativo a mais, além do que, quanto mais se encontra power ups, mais forte Samus se torna. Então, mesmo que tenha terminado o game, a exploração continua divertida e interessante.

"Meu gps quando quero viajar..."

Super Metroid é um título praticamente obrigatório pra quem quer conhecer e se aprofundar mais no que a melhor era dos jogos eletrônicos teve a oferecer. Samus, Zebes, Metroid e os piratas do espaço jamais sairão da cabeça após essa aventura. Realmente se trata aqui de um jogo a frente do seu tempo, executando coisas que até então se via muito pouco, ou não com tanta qualidade como aqui, e que se tornou referência pra outros ótimos títulos de gerações mais recentes. Importante, grandioso e divertido, que vale MUITO a pena rejogar!

Não deixe de ouvir:
O primeiro contato como game já da uma demonstração que aqui as coisas não serão "coloridas"...
Postagem Anterior Próxima Postagem