Salve Gamers
O título de hoje é especial. Nada menos que um dos maiores games já lançados em todos os tempos, que criou conceitos e deixou sua marca na história dos games, sendo até hoje magnífico.
Super Metroid
Lançado em 1994 pela própria Nintendo, Super Metroid é o terceiro jogo da série, e o primeiro para Super Nintendo. Temos aqui ação, aventura e exploração, tudo da melhor qualidade, graças ao grande trabalho criativo dos desenvolvedores e aos inovadores 24 megabits que o cartucho trazia na época. O game se tornou referência a outros bons jogos posteriormente, e até hoje é considerado pela nata gamer como o melhor game de ação 2D já feito. Esqueça a progressão por fases. Temos aqui um planeta (Zebes), um mapa gigante com áreas abertas e subterrâneas, muitos mistérios, power ups e diversão imersiva.
♫Eu sou uma fera de pele macia. Cuidado garoto, eu sou perigosa♪ |
Na parte gráfica, tudo como tem que ser, no melhor dos estilos 16 Bits. As Cores em Super Metroid são mais chapadas, deixando um tom de seriedade mais evidente. Monstros e bosses são bem construídos, alguns muito maiores que a tela. O game nos faz respirar em áreas abertas, sufocar no interior de Zebes e comemorar a cada evolução na armadura de Samus, a protagonista, já que com itens novos é possível se atingir áreas anteriormente impossíveis. Podemos visualizar na parte superior da tela a energia de Samus e seus tanques reserva, seu armamento, assim como a quantidade de cada um deles, e um mini mapa mais a direita. Os cenários são excelentes, detalhados, sempre trazendo uma atmosfera sombria e com aquele pé atrás pelo desconhecido, ao mesmo tempo que desperta a curiosidade do por vir. É fantástico.
"Só vim trazer seu Herba Life, dona jacaroa fora de forma. Já tô de saída..." |
Mas o clima mais sinistro não seria possível apenas nos cenários. Então o título trás outro grande trunfo: A sonoridade com que as coisas se apresentam. A trilha aqui é diferente! Elas não só ditam o ritmo de onde você está como te faz sentir algo a mais no ar. É um belo trabalho, tirando muito do que o Chip de áudio do console podia oferecer. Em muitas partes do game é simplesmente perfeito. Há muitas notas menores nas composições, o que deixa tudo "menos alegre", digamos. Há também bons efeitos pró ambiente, como algumas vozes aqui e ali, além de em determinadas vezes um quase silêncio perturbador, com apenas alguns barulhos "soltos" no ar, como borbulho de lava, computadores desregulados, sirenes... nada amistoso.
"Tony Starck? Conheço não" |
Os controles também não ficam pra trás: Rápidos e eficientes, daqueles que conforme você avança, novos comandos surgem, e mesmo com mais opções nunca torna a jogatina complicada. Há muitas habilidades que são desbloqueadas durante o gameplay, e todas necessárias. Há três tipos de armadura para se ter acesso a determinados lugares. E caso se perca ou "empaque" em algum ponto, o que não é incomum, temos o mapa e o X- Scan, uma espécie de raio x das paredes que revela o que não se pode ver. Então, sem corpo mole ou recorrer a detonados, arregace as mangas e explore cada canto de Zebes.
"Vim lhe trazer esse humilde presente ♥" |
Tocando no assunto exploração, é possível terminar o game sem se obter tudo o que está disponível. Mas é claro que isso é um atrativo a mais, além do que, quanto mais se encontra power ups, mais forte Samus se torna. Então, mesmo que tenha terminado o game, a exploração continua divertida e interessante.
"Meu gps quando quero viajar..." |
Super Metroid é um título praticamente obrigatório pra quem quer conhecer e se aprofundar mais no que a melhor era dos jogos eletrônicos teve a oferecer. Samus, Zebes, Metroid e os piratas do espaço jamais sairão da cabeça após essa aventura. Realmente se trata aqui de um jogo a frente do seu tempo, executando coisas que até então se via muito pouco, ou não com tanta qualidade como aqui, e que se tornou referência pra outros ótimos títulos de gerações mais recentes. Importante, grandioso e divertido, que vale MUITO a pena rejogar!
Não deixe de ouvir:
O primeiro contato como game já da uma demonstração que aqui as coisas não serão "coloridas"...